TRIBUNA DE HONRA

Luís Liberato Cabral

Post 18.12.002

Prezados,

Nosso Marechal – Luís Liberato Cabral – foi convocado para participar de torneios celestiais, e lá já o aguardavam Vinicius, Braguinha e Tuca.

Marechal jogou no Fluminense Futebol Clube, desde as divisões de base até a equipe principal, sendo um ala com muita determinação e precisão nos arremessos. Abaixo, uma referência obtida no Banco de Dados do Fluminense Futebol Clube.

Marechal, médico oftalmologista, desfilou nas quadras de basquete e nas quadras da vida, sempre com muita elegância, humildade e comprometimento com seus amigos.

Assim ficamos aqui, de nossa dimensão, com preces para que ele prossiga sua caminhada com muita luz.

Waldir Geraldo Boccardo (1936 - 2018)

Mensagem do Combinado Copacabana:

Post 18.12.004

O basquete brasileiro está em luto pois faleceu aos 82 anos o campeão mundial Waldir Boccardo. Nascido em São Manuel, veio para o Rio de Janeiro onde brilhou com a camisa do Flamengo, tendo antes jogado no São José.

… … … … … … … … … … 

O Atleta

No entanto, foi na Gávea que Waldir viveu os seus melhores momentos. Foram 15 anos, chegando ao clube em 1958 e saindo em 1973, participando de inúmeras conquistas.

Vestindo a camisa da seleção brasileira, Waldir Boccardo conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Roma (1960) e um ano antes foi campeão Mundial no Chile (1959). Além disso, conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Buenos Aires (1959) e foi campeão sul-americano em Córdoba (1960)

… … … … … … … … … … 

O Técnico

Waldir integrou a comissão técnica do selecionado nacional terceiro colocado no Campeonato Mundial das Filipinas (1978).

Ary Vidal e Waldir Boccardo conquistaram o Campeonato Brasileiro pelo Pitt Corinthians, em 1994.

… … … … … … … … … … 

 O Autor

Em 2004, Waldir publicou o livro “Os Dez Mandamentos do Basquete Moderno“.

… … … … … … … … … …

O Professor

Tanto como atleta e como técnico, Waldir desempenhou suas atividades com brilhantismo e dedicação. Dedicação esta que ele também reservou para seus alunos.

… … … … … … … … … … 

No livro do basquetebol mundial, Waldir esteve presente em algumas importantes páginas, já descritas em várias mensagens. O Combinado Copacabana também teve o privilégio de assistir por alguns anos ao Waldir desfilando sua competência e qualidade nas peladas do Forte. Naquela época, Waldir ministrava  aulas na Escola Americana e, por algumas vezes, fomos convidados a participar de alguns torneios naquela Escola.

Perdemos um amigo que, certamente, segue seu caminho de luz.

Waldir fazendo uma cesta de tapinha
Waldir, Waldemar e o Presidente Juscelino Kubitschek
Gabriel, Coqueiro, Waldir, Goiano, Paulo César, Pedrinho, Robertão, Pallotino, Montenegro, Marcelo e Coelho
Waldir Campeão Brasileiro Técnico
Almir, Waldir e Ary Vidal
Waldir O Autor
Waldir o Educador

Deraldo Nascimento

Deraldo Nascimento

O Combinado Copacabana se solidariza à Comunidade do Basquete para enviar seus sentimentos aos familiares e amigos de DERALDO NASCIMENTO, que seguiu seu caminho de luz neste sábado 13/04.

 

Depoimentos de Atletas 

“Estranhei o sumiço dele ontem, dia de seu aniversário.
Hoje na quadra, comentei com o Ricardo Sá que temia que ele tivesse falecido. Pode ter sido um pressentimento!
Foi meu 1° técnico, em 1975 no mini-basquete do Flamengo, e me deu, pacientemente, treinos exclusivos dos fundamentos desse esporte que passei a amar. Lógico que ao executar muitas jogadas lembro de seus ensinamentos (e esporros). O basquete hoje perdeu um pouco de seu charme pra mim. Mas, com certeza, estão precisando de um excelente treinador lá em cima. Que Deus o acolha e conforte sua família e amigos !

“Deraldo, meu querido professor, como pude lhe dizer, você foi importante na vida de muitos através de seus ensinamentos para o esporte e para a vida. Eu sou imensamente grato a você! Vá em Paz, descanse tranquilo, certo de ter cumprido muito bem a sua missão!!! Um enorme e já saudoso abraço.”

“Querido Deraldo,
Fez parte de um grupo maravilhoso de amigos no final dos anos 60 e início dos anos 70 no Flamengo.
Éramos uma turma, Doinha, Hulk, Arthur, Mourão, Murilinho e tantos outros.
Saudade, descanse em paz!”

Gerson Victalino
17/09/1959
29/04/2020

Na foto ao lado, vemos Gerson Victalino participando de um Campeonato Brasileiro, representando o Combinado Copacabana, fato que muito nos honra !

Comunicado – 29/04/2020

O Combinado Copacabana participa que este dia fica marcado por uma dor muito especial, qual seja o falecimento do atleta Gerson Victalino que, dentre outras glórias, foi um dos atletas que mais vestiu o uniforme da Seleção Brasileira.

Desta forma, o Combinado Copacabana se solidariza ao pesar de sua família, bem como de toda a comunidade do Basquetebol Brasileiro.

Lembramo-nos ainda de termos convivido no Brasileiro Master de Vitória, em 2018, quando por onde passava, era saudado pela sua importância em nossa história, como também pela sua grandiosidade e simplicidade como ser humano. 

 

No espaço ao lado, apresentamos belos momentos de Gerson Victalino atuando na Olimpíada de Seul (1988), num jogo semi-final contra a Seleção da URSS.

Leobaldo Rodrigues de Carvalho Jr. 1934 - 2020

Na foto ao lado, vemos Leobaldo acompanhando uma das peladas do Combinado Copacabana, acompanhado de Alexey e  José Afonso!

Na foto ao lado, vemos Leobaldo com sua neta Manuela !

Comunicado – 04/05/2020

O Combinado Copacabana participa o falecimento de seu Ex-Presidente e Sócio Benemérito Leobaldo Rodrigues de Carvalho Jr., ocorrido no último 4/5/2020.

Desta forma, o Combinado Copacabana se solidariza ao pesar de sua família, bem como de toda a comunidade do Basquetebol Brasileiro.

Depoimento Marx Carvalho

06/05/2020

“Hoje vesti essa camisa para o sepultamento do meu amado pai.

Foi a forma de representar todos os seus amigos ao longo da vida, já que não houve velório.

O Combinado Copacabana é um grupo de basquete máster que completará 70 anos de sua fundação esse ano.

Eu mesmo, salvo engano, participo desde os meus 12 anos de idade do Combinado Copacabana, pois sempre acompanhei o meu pai nas “peladas” de basquete, esporte que jogou e amou, assim como eu.

Sempre ficava tentando arrumar uma vaga para jogar com os veteranos, pois eu já era federado e tinha o basquete como coisa séria e uma grande paixão.

Mesmo quando meu pai com quase 80 anos, à época não pode mais jogar as peladas, por questões físicas (coluna), nunca deixou de participar assiduamente do Combinado Copacabana.

Inúmeros craques do passado, inclusive com passagem pela seleção brasileira já participaram do Combinado Copacabana jogando a favor ou contra pelas competições de basquete máster pelo Brasil e exterior.

Assim sendo, você amigo do basquete ou não, independente da geração, pois várias gerações participam do Combinado Copacabana, esteve hoje representado.

Não tenho qualquer dúvida que o meu pai gostou muito da camisa que vesti.

Combinado Copacabana tem um timaço lá no céu, porque vários ex-jogadores, que eu mesmo tive o prazer de conhecer e conviver, já nos deixaram e agora o time ganhou mais um reforço.

MISSA DE 7o. Dia

Comunicado da Família Carvalho – 11/05/2020

Caros Amigos e Parentes, MISSA VIRTUAL ONLINE;

Como nosso pai – Leobaldo Rodrigues de Carvalho Junior – era devoto e amigo de São José, e nada mais confortável para a família, do que celebrarmos a Missa de 7o. Dia pela sua alma na Paróquia de São José nesta terça-feira, dia 12 de maio, às 18 horas.

Essa será uma missa específica pelo falecimento de Leobaldo Rodrigues de Carvalho Junior.

Aos que puderem assistir e  orar por ele, o muito obrigado em nome de toda a Família Rodrigues de Carvalho.

Agradecemos todas as manifestações de carinho. 

Seguem os links para acesso:

Facebook:

https://www.facebook.com/psaojosedalagoa

Instagram:

@paroquiasaojosedalagoa

 

 

Registros Diversos

José Flávio Lessa Brandão 1933 - 2020

Na foto ao lado, vemos José Flávio desfrutando os belos momentos num de seus cruzeiros.

Comunicado – 06/05/2020

O Combinado Copacabana participa o falecimento de seu Sócio Benemérito José Flávio Lessa Brandão, ocorrido no último 6/5/2020.

Desta forma, o Combinado Copacabana se solidariza ao pesar de sua família, bem como de toda a comunidade do Basquetebol Brasileiro.

 

 

 

Na sequência de fotos ao lado, apresentamos alguns dos registros com a participação efetiva de José Flávio junto ao Combinado Copacabana.

Inicialmente, uma foto muito importante ainda na quadra do Forte Copacababa, na qual José Flávio aparece sentado à direita tendo Helinho e Etchgoyen como parceiros.

 

 

 

Na foto a seguir, encontra-se o registro da Equipe Campeã de um dos Torneios do Combinado Copacabana, e deste equipe constando César, Emanuel, Getúlio, Llerena, Cid, Tião, Candinho, José Flávio e Jarbas.

 

 

 

 

 

 

Na foto 3, um registro de um dos almoços de Final de Ano, no solene momento de cantarmos o Hino do Combinado Copacabana. Nesta foto estão presentes Marechal, José Flávio, Carlos, Gedeão, Serginho, Walter, Leobaldo, Fábio, Grego, Jader, Marcos, Rogério e Danilo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Na foto 4, temos um importante momento de confraternização envolvendo Serginho, Manoelzinho, José Flávio e Leobaldo.

 

 

 

 

 

 

 

 

Por último, um registro todo especial de José Flávio numa festividade com seus familiares.

 

 

 

 

 

Gerasime Nicolas Bozikis 1943 - 2022

Comunicado – 04/02/2022

O Combinado Copacabana participa o falecimento de seu Presidente Gerasime Nicolas Bozikis – o Grego, ocorrido em 04/02/2022.

Desta forma, o Combinado Copacabana se solidariza ao pesar de sua família, bem como de toda a comunidade do Basquetebol Brasileiro.

Ao nosso pivô, agora no Time do Céu, a homenagem do Combinado Copacabana.

Mensagens

Confederação Brasileira de Basketball

Gerasime Bozikis, o Grego, ex-presidente da CBB, morre aos 79 anos

Fonte: Globo.com

Ex-presidente da Confederação Brasileira de Basquete, Gerasime Bozikis, o Grego, morreu aos 79 anos. A causa não foi revelada. Grego comandou a entidade de 1997 a 2009. Nascido em Atenas, o dirigente chegou ao Brasil aos 16 anos. Atuou como jogador de times como Sírio, Botafogo, Nova Friburgo, América e Tijuca. A informação da morte de Grego foi confirmada pela CBB.

“- Grego era um apaixonado pelo esporte. Um cara que pude conhecer melhor após assumir a presidência da CBB e que me surpreendeu positivamente pela sua simplicidade e pelo seu caráter. Meus pêsames à família e meu carinho. Sintam-se abraçados e orgulhosos pelo homem que ele foi. Meu respeito e admiração” – citou o presidente da CBB, Guy Peixoto.

Grego foi presidente da Federação de Basquete do Rio de Janeiro entre 1985 e 1996. Também foi diretor de basquete do Botafogo. Após a passagem pela CBB, Grego foi presidente da Consubasquet, instância máxima do basquete na América do Sul, e fazia parte do Comitê e Conselho de Ética da Fiba, instância maior da Federação Internacional de Basquete.

Comitê Olímpico Brasileiro

Nota de Pesar – Gerasime Nicolas Bozikis

O Comitê Olímpico Brasileiro externa o seu mais profundo pesar pelo falecimento do ex-Presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) Gerasime Nicolas Bozikis, mais conhecido como Grego, aos 79 anos.

Nascido em Atenas, na Grécia, Gerasime chegou ao Brasil aos 16 anos e teve sua vida ligada ao basquete nacional desde então. Presidiu a CBB entre os anos de 1997 e 2009 e posteriormente a Consubasquet, entidade máxima da modalidade na América do Sul.

Atualmente, fazia parte do Comitê e Conselho de Ética da Federação Internacional de Basquete.

Também foi presidente da Federação de Basquetebol do Rio de Janeiro, entre os anos de 1985 e 1996.

Como atleta jogou nos seguintes clubes: Sírio, Botafogo, Nova Friburgo, América e Tijuca.

Neste momento de dor, o COB se solidariza e envia condolências à família e aos amigos de Gerasime Bozikis e a toda a comunidade do basquete.

Confederacion Argentina de Baloncesto

Confederacion Uruguaia de Baloncesto

Confederacion Chile de Baloncesto

Liga Nacional de Basquete

Liga de Basquete Feminino

Federação Bahiana de Basketball

A Federação Bahiana de Basketball, vem com muito pesar comunicar o falecimento do Sr. Gerasime Nicolas Bozikis, Ex-Presidente da CBB, Ex-Presidente da Consubask, considerando a história de vida e esportiva, bem como os relevantes serviços prestados ao basquetebol brasileiro – eu como Presidente da Federação Bahiana de Basketball, decreto luto de 3 dias ao basquetebol Baiano.

Clube de Regatas do Flamengo

Mogi das Cruzes Basquete

Botafogo de Futebol e Regatas

Botafogo lamenta morte de Benemérito Gerasime Bozikis, o Grego, e decreta luto oficial de três dias

Associação de Basquete Veteranos Rio de Janeiro

“Eu não sou muito de mandar essas mensagens, mas em especial as palavras do Niltinho de Friburgo me fizeram lembrar de um milhão de coisas vividas com esses caras, e o Grego foi um deles. Faço minha suas palavras e peço a Deus que receba o nosso amigo Grego com todo carinho, e que ele descanse em paz.” – Benedito Cícero Tortelli

Grego e o Combinado Copacabana

Na sequência de fotos ao lado, apresentamos alguns dos registros com a participação do Grego, junto ao Combinado Copacabana.

 Esta foto foi tirada ainda na década dos anos 70, quando o Grego já convivia com as raízes  do Combinado Copacabana, envolvendo seus fundadores, beneméritos e atletas. Nesta foto també identificamos Armand e Angelo, outros ícones do Combinado Copacabana.

 

 

 

 

Nesta foto, vemos Grego acompanhado de beneméritos como Hermes Krohene, José Brant, Tuca e Maria Helena, Leobaldo e Pereira.

 

 

 

 

 

 

 

Aqui vemos Grego e um grupo participante de uma das peladas do Combinado Copacabana, dentre eles Serginho, Moisés, Ziggy, Luiz Português, Veiga Brito, Jones, André, Cid e Valente.

 

 

 

 

 

 

 

Combinado Copacabana e seus atletas.

 

 

 

 

 

Nesta foto, temos o registro de Grego, junto a Kafuri, Luiz Português, Ricardo, Ivan (seu fiel escudeiro) e Moisés.

 

 

 

 

 

 

Aqui Grego junto a Marcelinho Machado, Salvatore e o orgulhoso paizão René.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Novamente, Grego e seu afilhado de casamento, Ivan.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grego, numa solenidade de reinauguração da quadra utilizada pelo Combinado Copacabana, a qual estava sendo entregue para utilização após algumas intervenções na infra-estrutura da mesma.

 

 

 

 

 

 

 

Aqui Grego com Léo Benjamin,  Moisés e Rogério (sobrinho neto do fundador Carlito).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nestas fotos, temos o Presidente Grego e seu Diretor Moisés, presenteando o Fundador Fábio Egito com uma camisa do Combinado Copacabana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao final do Torneio de Lances Livres, Grego homenageia Gedeão que, dentre outras façanhas, foi no passado o vencedor do Campeonato Sul-Americano de Lances Livres.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em Torneio Interno do Combinado Copacabana, vemos Terezinha, Grego e Kaká atuando na arbitragem.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Corria o ano de 1973, quando esta forte equipe do Botafogo sagrou-se Vice-Campeã Carioca, sendo que desta equipe participaram: Julien (Diretor), Bihari, Paulão, Pedro Carlos, Ricardo, Luizinho, Pedrão, Epaminondas (Técnico), Oscar Zelaia (Diretor), Canepa, Grego, Ilha, Maurício, Ivan e Aurélio.

 

 

 

 

 

 

Em Torneio Interno do Combinado Copacabana, referente às Equipes de Coração de cada Atleta, temos nesta foto a forte Equipe que representou o Botafogo, dentre eles: Oséias, Ivan, André, Canabrava, Dudu, Grego, Moisés, Carlinhos e Mário Victor.

 

 

 

 

 

 

 

 

Aqui uma foto do grupo participante do Torneio acima citado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aqui nesta foto, vemos um trio de força no garrafão – Luiz Português, Alexey e Grego.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nesta foto, temos Ivan, Alexey, Marquinhos, Grego, Cláudio e René. Time forte.

 

 

 

 

 

 

 

Foto de Galeria – aqui encontra-se a identidade de Grego e a essência do Combinado Copacabana. Grego e Tio Ruy, num momento de pura amizade. A essência citada remete à importância de nossas atitudes em benefício de nosso Clube – o Combinado Copacabana, que sempre foram enaltecidas pelos citados.

 

 

 

 

 

Neste momento, o grande Serginho (Famoso 10 do Tijuca), relembrando jogadas executadas pelo seu pivô Grego, ficando Jader prestando atenção na conclusão do lance.