Sobre Nós

Os fundadores do Combinado Copacabana, após retornarem do I Campeonato Mundial de Basquetebol realizado na Argentina em 1950, criaram suas famosas peladas para que continuassem a desfilar suas elegantes performances pelas quadras, como também saborearem as variadas histórias que escreveram a partir de 1.939, tornando-se assim o precursor do movimento do Basquetebol Master no Brasil.

Ao lado, encontra-se o escudo utilizado pela Delegação Brasileira em 1950, incluindo os atletas do Combinado Copacabana.

Os fundadores são Afonso Évora, Carlos Octávio do Nascimento Silva (Carlito), Carlos Tavares, Celso dos Santos Meyer, Fábio Egito, Getúlio Menezes, Jarbas Pinheiro Gomes, José Simões Henriques, Manoel Pedro, Marcus Vinicius Dias, Hélio Augusto Andrade (Mickey) e Ruy de Freitas.

Ao longo de todos estes anos, o Combinado Copacabana vem exercitando a amizade entre os atletas do basquete, quando semanalmente desfrutam do prazer de participar de suas peladas, além da participação nos principais eventos nacionais do Basquetebol Master.

Nesta outra foto, encontra-se registrado o evento de reinauguração da Quadra utilizada pelo Combinado, em 2020, no qual tivemos a presença de mais de 50 basqueteiros de nossa comunidade.

O Combinado Copacabana e seus Símbolos

As Cores

As cores amarela e preta são as que representam o Combinado Copacabana.

A Bandeira

2018 – Campeonato Brasileiro Master – Vitória – ES

Tendo à frente da Bandeira do Combinado Copacabana, segurando Nosso Nome, Guilherme – neto do Gedeão.

O Logo Século XX

O Combinado Copacabana possui seu Logo Original, e também chamado de Logo Século XX, baseado no desenho sinuoso das calçadas de Copacabana, tendo a figura do antigo posto de salvamento a beira-mar servindo de suporte para o conjunto de tabela, aro e rede, no qual seus atletas construíram uma linda história de amizade e respeito.

O Logo Século XXI

O Combinado Copacabana possui seu Logo Século XXI, baseado nas linhas sinuosas do contorno da Amiga Bola, que tanto nos estimula a comparecermos às quadras do Combinado Copacabana para rever os amigos e desfilarmos com ela nos limites da quadra.

O Hino

A inspiração do Hino do Combinado Copacabana, segundo palavras do próprio autor – Norte do Brasil Tavares Victor – surgiu como uma idéia de fazer uma música que pudesse interpretar todo o nosso orgulho e alegria de participarmos, todos os domingos, jogando a tradicional pelada de basquete, sendo assim o seu presente de aniversário ao Ruy de Freitas no ano de 1977, quando fomos convidados para um churrasco no sítio de Boca do Mato.

Norte foi anotando todas as nossas ações dominicais. Peladinha de 20 pontos. Depois uma caidinha no mar, na prainha que fica ao lado da entrada do portão do Forte Copacabana. Os que se cansavam iam para o Bar Imperator, ansiosos à procura do chopinho. À medida que o chope refrescava, começava aquele papo tipo “jogar conversa fora”. Cada um procurava recordar seus feitos heróicos e suas aventuras. Norte se extasiava ouvindo as façanhas dos seus ídolos de infância. Ruy de Freitas, Simões, Celso, Carlito, Getúlio, Évora, Hermes, Milano, Roberto, Llerena, Mamute, Etchegoyen, Tuca e tantos outros! Como era bom recordar o passado!

Pelas suas anotações, Norte chegou à conclusão de que os fundadores do Combinado Copacabana incluíram o basquete apenas como fachada. O objetivo principal era reunir os companheiros que estavam parando, os que já estavam esquecidos, e a todos reunir num grande e constante congraçamento. Para tornar isso possível criou-se o tripé infalível: Basquete, Chope e Papo à Toa. Tudo “pra não deixar a bolona cair”. Daí surgiu a música, que foi aprovada e considerada o Hino do Combinado Copacabana.”

A Equipe numa homenagem - 1976

Na foto ao lado, vemos um momento de emoção, numa Festa do Combinado Copacabana realizada no Clube Federal em 1976, na qual foi entregue a Medalha de Fundador a Celso dos Santos Meyer.

Norte do Brasil Tavares Victor emociona a todos, ao rememorar a vitoriosa trajetória e brilhante história dos Atletas e Fundadores do Combinado Copacabana.

Nela encontram-se 9 de seus 12 fundadores, faltando apenas Manuel Pedro, Carlos Tavares e Fábio Egito.

Da esquerda para a direita vemos Jarbas, Getúlio, Vinicius, Simões, Mickey, Norte do Brasil Tavares Victor (autor do Hino do Combinado), Ruy, Celso, Carlito e Afonso Évora.