Jamil Gedeão

Espetacular Ser Humano

Maravilhoso Atleta

Craque de Basquetebol

Jamil Gedeão é um atleta que durante os anos 50 atuou na super-equipe do Flamengo.

Já em janeiro de 1953, sagrava-se bicampeão carioca, e atuando como pivô titular da Equipe Rubro-Negra.

Na foto, vê-se Gedeão com seus companheiros Artur, Alfredo, Algodão, e José Mário.

Em 1954, figurava na Seleção Brasileira que disputou o II Campeonato Mundial, realizado no Maracanãzinho, recém-inaugurado para esta competição.

Na foto abaixo, temos o Técnico Kanela tendo seu assistente técnico Covas, e os atletas Artur, Bombarda, Fausto, Amaury, Mário Hermes, Olivieri, Algodão, Almir, Gedeão, Wlamir, Angelim, Godinho, Thales, Mayr e Alfredo da Mota.

No ano de 1955, Jamil Gedeão participou do 16o. Campeonato Sul-Americano Masculino, sendo que a Seleção Brasileira alcançou a 3a. colocação, atrás de Uruguay e Paraguai.

Jamil Gedeão teve uma participação importante, tanto que sua pontuação só foi superada por Wlamir e Algodão.

Neste Campeonato, Jamil Gedeão sagrou-se vencedor do Torneio de Lances Livres, com uma espetacular performance.

Ainda em 1955, Gedeão foi indicado como um dos melhores jogadores de basket do Brasil, conforme matéria abaixo.

A seguir, uma citação de ninguém menos que Algodão:

“Surgiu sensacionalmente no Flamengo… é muito alto, tem grande mobilidade, luta como um “leão” nos rebotes, e converte com facilidade os tiros de meia distância com uma das mãos. Brilhou no Sul-Americano, sendo considerado, como um dos cinco mais destacados jogadores do certame.”

 

Jamil Gedeão, atualmente, prossegue atuando como referência de caráter e simplicidade para todos do Combinado Copacabana… Nas fotos abaixo, vemos Gedeão com os jovens Luiz Valente e José Afonso.

 

A energia transmitida pelo esporte ultrapassa gerações e assim, na foto a seguir, vemos seu neto Guilherme conduzindo a delegação do  Combinado Copacabana, no desfile do Campeonato Brasileiro realizado em Vitória – ES.

Coronel Jamil Gedeão na Linha de Frente