Curiosidades Olímpicas

1948 - Londres

Fonte: Comitê Olímpico Brasileiro

1.Introdução

Período:  29 de julho a 14 de agosto

Países: 59                   Atletas: 4.064 (3709h e 355 m)  

Atletas Brasileiros: 81 (70 h e 11 m)

Modalidades: atletismo, basquete, beisebol (demonstração), boxe, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica sueca (demonstração),  hipismo, hóquei na grama, lacrosse (demonstração), levantamento de peso, luta, natação, pentatlo moderno, pólo aquático, remo, saltos ornamentais, tiro esportivo e vela.

Medalhas Brasileiras: 1 Bronze (Basquete)

2. Cenário Mundial

Em 1948, o presidente brasileiro era o General Eurico Gaspar Dutra, que havia tomado posse em janeiro de 1946, sucedendo o longo período de Getúlio Vargas.

O país vivia em tempos de pós-guerra, e uma nova Constituição trazia fortes tintas de liberalismo aliadas a reformas sociais importantes. Também em 1948 o Presidente propôs ao Congresso Nacional uma reforma agrária, sendo que 2 anos antes ele tinha mandado fechar os cassinos e colocado o jogo do bicho na ilegalidade.

Em 1948 o físico César Lattes isolou o méson, tornando-se assim uma celebridade no cenário científico. Na poesia, Manuel Bandeira lançou Mafuá do Malungo, e Carlos Drummond de Andrade , Poesia até agora

No Rio de Janeiro começava-se a viver os preparativos para o grande evento que aconteceria dois anos mais tarde: a Copa do Mundo, quando se inaugurou o gigantesco Estádio do Maracanã, que tinha capacidade para 200 mil pessoas.

O mundo vivia tempos de dura reconstrução na Europa devastada pela Segunda Guerra Mundial, e de explosivo progresso nos Estados Unidos.

Enquanto os países europeus e o Japão se refaziam com dinheiro mandado por Washington, a União Soviética se lançava a apoiar os partidos comunistas da Europa Oriental. Aliás, o próprio mapa europeu, que tinha entrado em turbilhão desde 1914, era refeito às pressas. Quem mais perdeu território foi a Alemanha.

Até 1948, apenas um país tinha a bomba atômica – os Estados Unidos. No Oriente Médio, foi criado o Estado de Israel, em terras até então ocupadas pelos palestinos. Cinco países árabes enviaram tropas para impedir a criação do novo Estado, que afinal foi estabelecido.

E, assim, no meio deste turbilhão em que o mundo havia se transformado, foram realizados os XIV Jogos Olímpicos em Londres. A Segunda Guerra havia cancelado as duas edições anteriores previstas para 1940 & 1944.

Alemanha e Japão, aliados durante a Segunda Guerra, ficaram de fora por motivos óbvios, enquanto a União Soviética não compareceu por decisão própria.

A população de Londres enfrentava dificuldades sem fim, que iam das limitações mais elementares, a comida era racionada, a economia esfrangalhada, aos ânimos combalidos. Só aos poucos os ingleses foram se entusiasmando com o evento. A cerimônia de encerramento foi uma festa de enorme emoção, com todos os atletas se confraternizando para mostrar ao mundo que, depois dos horrores da guera, havia espaço para o mais necessário: a paz.

Naqueles Jogos, quem ouviu a voz da prudência soube que seria demais esperar resultados espetaculares dos atletas. A delegação dos Estados Unidos, prevendo as dificuldades dos ingleses, atravessou o Atlântico levando uma enorme provisão de comida, os argentinos levaram uma gigantesca quantidade de care, a Irlanda providenciou sua dose de peixe seco, a França mandou um tres de mantimentos sem esquecer, é claro, o vinho.

3. Destaques Principais

Na hora das provas, percebeu-se que o importante era competir. Na verdade, e visto à distância do tempo, o fato de a maioria dos resultados terem sido inferiores aos alcançados 12 anos antes, em Berlim, pouco importa.

Ainda assim, houve destaques O checo Emil Zatopek, que se tornaria uma lenda no esporte, foi o primeiro atleta olímpico a a correr os dez mil metros em menos de trinta minutos.

A holandesa Nelly van Vliet foi a primeira nadadora a percorrer os 200 metros nado de peito em menos de três minutos.

Outra holandesa, a atleta Fanny Blankers-Koen, acabou seno a estrela da festa, Nas aparências Fanny era velha demais para competir nas provas de atletismo. Entretanto, ela se inscreveu em quatro provas, e levou a medalha de ouro em todas.  Além das medalhas de ouro, Fanny ganhou um presente: os vizinhos deram a ela uma bicicleta, para que já não precisasse correr tanto.

Sem os japoneses nas piscinas, as provas de natação deram aos americanos todas as medalhas de ouro (8), mas sem nenhum resultado espetacular.

No decatlo o norte-americano Bob Mathias tornou-se aos 17 anos e 263 dias de idade, o mais jovem campeão olímpico. E na marcha de cinquenta quilômetros, o britânico Tebb Lloyd Johnson se tornou  ao chegar em terceiro lugar, o atleta mais velho a ganhar uma medalha, pois ele estava com 48 anos e 115 dias de idade.

4. Participação Brasileira

A Seleção Brasileira de Basquete disputou pela segunda vez os Jogos Olìmpicos, e voltou para casa com a Medalha de Bronze.

A Delegação Do Basquete Brasileiro:

Chefe de Equipe de Basquete – Antonio dos Reis Carneiro

Técnico – Moacyr Daiuto

Affonso Azevedo Évora             Alberto Marson

Alexandre Gemignani                Alfredo Rodrigues da Motta

Guilherme Rodrigues                João Francisco Braz

Luiz Benvenutti                       Marcus Vinicius Dias

Massinet Sorcinelli                   Nilton Pacheco de Oliveira

Ruy de Freitas                        Zenny de Azevedo (Algodão)

 

Depois de todos os desacertos da viagem, foi como se a delegação voltasse carregando um baú repleto de medalhas de todos os metais.

O Brasil mandou para Londres uma delegação de 120 pessoas, das quais 72 eram atletas. Pela primeira vez, viajaram de avião. Por via das dúvidas, o Brasil levou um cozinheiro e um médico nutricionista. Além, é claro , de comida.

A precaução foi em vão. Não chegaram a Londres as cinco caixas de banana, nem a carne seca, nem o toucinho, nem o queijo e nem a batata doce. As galinhas em adiantado estado de decomposição também não adiantaram para nada. Nem mesmo os estoques de Guaraná e Crush apareceram em Londres.

Metade da delegação ficou alojada nos pavilhões militares  de West Dayton, a hora e meia da capital, e as nadadoras brasileiras foram acolhidas em Wimbledon, onde ficaram num sótão no terceiro andar, sem elevador.

Os brasileiros inscritos nas provas de tiro viajavam mais de duas horas para chegar ao campo de treino, de onde só voltavam à noite.

Com tudo isso, os resultados finais foram bons. Houve dois brasileiros entre os oito melhores atletas de salto triplo, sendo que um deles, Geraldo de Oliveira , chegou em quinto lugar. Na mesma prova, mas num distante 14o. lugar, estava um jovem de 21 anos que anos depois seria a glória das glórias  – Adhemar Ferreira da Silva.

No boxe, o peso leve Ralph Zumbano chegou às quartas de final. Mais tarde ele iria se dedicar a treinar jovens lutadores. Um deles, seu sobrinho – Éder Jofre – que acabou se tornando o maior pugilista brasileiro de todos os tempos, e um dos melhores pesos galo da história.

Os brasileiros voltaram para casa de alma leve e medalha no bolso. Alma tão leve, aliás, como um dos jogadores – um driblador fantástico chamado Zenny de Azevedo. Era tão leve, flutuava tanto na jogadas, que era chamado de Algodão. E assim ele entrou na galeria dos grandes do basquete brasileiro. Pois esta equipe ganhou sete jogos e perdeu apenas um, justo nas semifinais para a França, que ficou em segundo lugar.

Brasil 45 x 41 Hungria (prorrogação 39 x 39 no tempo normal)

Brasil 36 x 32 Uruguai                              Brasil 76 x 11 Grã-Bretanha

Brasil 57 x 35 Canadá                              Brasil 47 x 31 Itália

Brasil 28 x 23 Tcheco-Eslováquia               Brasil 33 x 43 França

Brasil 52 x 47 México